quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Em entrevista: Paula Bobone


Hello darlings!

Se há senhora que não tem pudor em assumir os seus padrões, acessórios e cores é Paula Bobone e pouco lhe importa o que escrevem as revistas sobre o seu estilo. Talvez o seu mediatismo tenha vindo daí, aquela máxima "haters make me famous".

Se a querida quiser usar um vestido roxo, com sombra amarela e sapatos turquesa e se isso no dia a seguir for considerado impensável nos media, é para o lado que a Paulinha dorme melhor.

E por ser assim mesmo, sem quaisquer papas na língua e pronta a afirmar aquilo que pensa no seu íntimo, quisemos falar com ela.

Paula Bobone in Bimba without the Lola.




Visto a sua profissão ser de professora e escritora de protocolo e boas maneiras, acha que os portugueses estão bem educados nessa área?
Dou aulas e assessorias nestas áreas e sinto que as pessoas gostam de aprender e se sentem inseguras nos seus conportamentos. Concluo que ninguém está preocupado em ensinar aos mais novos as regras tradicionais do civismo. 
Portugal exporta uma má imagem não por ser um país pobre mas por ser um país ligeiramente atrasado na sua maneira de estar. Os meios de formação: famílias, escolas e televisões passam uma imagem tosca,são permissivos e deixam os meninos fazerem o que querem. Não têm autoridade nem incutem respeito pelo próximo e mais tarde ou mais cedo retrocedemos e iremos de mal a pior. A barbárie vem a caminho. Não quero dizer que tenhamos falta de qualidades mas é preciso ensinar  as regras do jogo. Com os meus livros e aulas tenho feito algum trabalho nesse sentido mas quem sou eu num país de 10 milhões. Se eu tivesse um programa de televisão ao meu dispôr garanto que isto não ficava assim.

A Paula sendo uma mulher interessada em política se fosse Ministra da Cultura, hoje em dia, o que faria?
Trabalhei nesse ministério mais de 30 anos e percebi que nunca nenhum ministro teve um projecto cultural que nos servisse. Os resultados estão à vista. É um país de gente inculta , meio analfabeta e tristonha, muitas vezes saloia. Nessa remotissima eventualidade tudo faria para juntar esforços com o Ministério da Educação, Câmara Municipal e RTP para concertar uma acção conjunta, sem gastos porque dinheiro não há, para criar um modelo estratégico que trouxesse referências, sentido estético, ético e muita formação cultural ao nosso povo principalmente aos mais novos. Trazer de volta ao povo orgulho e humildade e sobretudo muitos conteúdos. Tenho ideias sobre isso e lhe garanto que a coisa funcionava mesmo.

Qual foi o seu livro best-seller e porque é que acha que foi esse que vendeu mais?
SOCIALMENTE CORRECTO, foi o meu primeiro livro (há 12 anos e já escrevi mais 10). 
O nome foi sublime e os media que ainda estavam nalgum grau de pureza de intenções apoiaram-me imenso. Daí o sucesso. Os restantes livros são igualmente estupendos mas não se comparou o estrondo. Mesmo assim não me queixo. Hoje os media dão apoio de divulgação apenas aos livros das figuras de jornais, televisões, futebois ou escândalos. Literatura mais soft não tem a mesma sorte e a divulgação é que ajuda o sucesso duma obra.


Falando no mundo da moda, que figura pública lhe daria mais prazer poder pegar e fazer a sua assessoria de imagem?
Todas, admitindo que assessoria de imagem não é só roupa e acessórios, cabelos, maquilhagem e unhas. É  A T I T U D E. Isso eu consigo dar aos meus assessorados. 
Saber estar, saber ser, ser-se, é fundamental e assim combater alguma possidoneira que grassa por aí e me entristece. Adoro as questões de imagem e sofro com os conceitos instalados por cá.

Existe para si um fashion icon internacional e nacional? Se sim, quem?
Eu e mais Eu. Conheço gente extraordinária, internacional mas eu não preciso de ninguém para me inspirar. Admito que leio as melhores revistas inglesas e francesas e assim absorvo l'air du temps e isso é que é a moda.
Por acaso até acho que esta nova geração de miúdas até tem alguma graça. Aderem bem ao streetwear que gosto bastante e está na vanguarda das tendências.


Acha que hoje em dia está na moda gostar de moda e ser extravagante ou será só um género?
Estar na moda é ir à frente dela. A moda das roupas acaba quando elas aparecem nas montras e revistas. Se aderes estás fora de moda. Tens que descobrir um estilo e afirmá-lo com ousadia e segurança e ser criativa com tudo o que tens. 
Se copias estás arrumada e se estás à espera que os outros ponham para tu poderes usar a seguir, estás a dar uma de portuguesinha da costa (risos).

Como classifica o seu estilo?
O meu estilo é controlar o meu descontrolo calculado. Quero ser única.
Nada de confusões nem de imitações de meia tigela


O que acha faltar aos portugueses?
Cultura, estudos universitários na área das humanidades, falar bem, saber conversar, serem sorridentes e simpáticos, bem educados e muuuuuito cosmopolitas (vivemos na era da globalização). 
Serem belos e elegantes e bem vestidos não chega. Têm que ter classe e bom ar. Não temos elites que funcionem como referência, eis mais um dos nossos males. Temo dizer que muitas vezes acho tudo uma foleirada mas como tenho um enorme sentido de humor rio-me. E só não desmoralizo porque trabalho na assessoria de imagem, etiqueta, protocolo e gestão de eventos: tudo isto, que é afinal a chave do meu sucesso (risos).

Paula Bobone

14 comentários:

  1. Quem fala assim não é gago. Cheia de razão quanto à ligação MC com ME. Grzie mille, Patsy & Edina, ganhei um novo respeito por PB :-)

    http://lisbonlove.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. Mesmo para a Bobone acho muita falta de chá terem blog e pagina na net com tão pouca actualização.
    O site não tem nada de novo desde 2009... E o blog só tem fotos e antigas!
    Mais valia não ter nada e deixar-se ficar pelos livros e cursos que dá.
    De qualquer modo sou totalmente de acordo com o que diz da moda e do que falta aos portugueses.
    Não é a única a dize-lo e nem será a ultima, é uma questão de cultura e educação, ou se tem ou não se tem.

    ResponderEliminar
  3. Gostei das respostas (não fosse a entrevistada a Paula Bobone), no entanto as vossas perguntas deixaram muito a desejar. Por favor digam-me que nenhuma de vocês está na área do jornalismo, se não mato-me já aqui. O conteúdo nem está muito mau, mas a maneira como as questões foram formuladas... Jesus!
    Vou só dar uns exemplos para fundamentar as minhas alegações:

    "A Paula sendo uma mulher interessada em política se fosse Ministra da Cultura, hoje em dia, o que faria?" Ora digam-me lá que não ficaria muito mais simples se fosse assim "Dado que a Paula é uma mulher interessada na política, o que faria se ocupasse o cargo de Ministra da Cultura?"

    "Visto a sua profissão ser de professora e escritora de protocolo e boas maneiras, acha que os portugueses estão bem educados nessa área?" Que confusão, meu Deus. Só uma coisinha, o que é uma "escritora de protocolo e boas maneiras?" A minha sugestão fica aqui "Na sua condição de professora de protocolo e boas maneiras e escritora, acha que os portugueses precisam de investir mais nesta área?"

    I'm not happy

    ResponderEliminar
  4. Evidentemente como diz a Inês, as perguntas formuladas parecem saídas de um questionário tipo, enfim... por falar em falta de cultura... Quanto ás respostas... foi o que se pode arranjar... Escritora, bem se considerarmos que uma pessoa que escreve... é escritora, então está bem... Há sem dúvida muita coisa que falta em Portugal e aos Portugueses, mas também não tenho qualquer dúvida que também falta alguma humildade, bom senso e claro muita e muita falta de cultura a alguns que julgam que a tem.... Enfim... alguns Portugueses no seu melhor...

    ResponderEliminar
  5. AHAHAHA!! Blog hilariante!! nesta fase temos de rir para não chorar e os casos que aqui são apresentados:):) não há melhor maneira para rir em 5min. do trabalho! By the way, soube deste blog através de um outro blog pseudo-fashionista! a falar mal deste,claro!
    keep up!

    ResponderEliminar
  6. lol, para rematar com um cliché: a bobone não é nada bobona, ao contrário de tanta gente por aí...
    gosto do vosso blog, o que mais se poderia esperar de Patsy e de Eddie sem ser excelência de conteúdos?
    champas on!!
    Daniela, é uma gralha, como todos podemos perceber...chill...
    Vocês têm as féxionistas todas à perna, e como elas são críticas e perfeccionistas!...(rimou, mas o que é que se passou?) btw o meu cão tb é féxion, mas ainda não sabe ler entrevistas, pois coitado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xuxi... desculpe, não sei se é homem ou mulher, pelo nome.... ???
      Pois... a sua opinião é na realidade tão pobre de conteúdo,...
      "excelência de conteúdos.." Oh! será que já alguma vez leu... um Livro, uma obra... Isto que aqui vê tem conteúdos ? "btw, tb, féxion" ... que pobreza de conteúdo... que falta de imaginação, que falta de cultura... Pobres coitados...

      apesar de tudo... I'm so happy

      Sofia

      Eliminar
  7. hhahahahahahahha tenho de me rir...vcs levam-se tao a serio...that's so sad...but if you re happy hey whatever works!
    e sim, ha sempre de haver quem goze com vcs

    ResponderEliminar
  8. Ótima entrevista, e muito avisada a questão da criatividade idiossincrásica. Gostei!

    ResponderEliminar